segunda-feira, 5 de julho de 2010

A ÚLTIMA PROSA (INCOMPLETO)

Todo esse diálogo será para começar a falar sobre o fim do mundo.
O mundo vai acabar e os pecadores vão correr para a aba da saia de suas mães. Se for árabe, vai correr para debaixo do abá de seus pais, porque as mulheres lá não são tão valorizadas assim. Só servem para algo simples, como plantar abacateiro e descascar abacaxi. Existe algo abacial, algo que os abades e abadessas deveriam fazer nas abadias além de se isolar. Ábacos. E se utilizar deles como se fossem homens abaetês, abafados por seu sotaque abaianado. Abaixo de um abaixo-assinado que esta abaixo de um velho abajur existe um papel que narra uma história de abalar qualquer um abalizado, sobre uma abalada abalizada, que se abalroa no simples abanar. Alguém, sentindo atraído por isso, abanca-se, abandonado, abarcando um abano abarrotado e abastado, depois e logo, acaba se tornando meio abastardado abastecido ao ver coisas negativas como abatedouros. Depois desiste e, abatido, tem um pensamento de formato abaulado. Às vezes é mais fácil sofrer abdução por outro mundo do que abdicar de estudo, nem que seja o estudo de algo simples como o abecedário.
Continua abelhudo, porém abençoado, mesmo parecendo-se com uma aberração, aberto a abespinhar-se até mesmo com uma casta diferente de uma planta distinta, um abeto, por exemplo. Os barcos podem abicar, mas também abiscoitar qualquer um com suas viagens, deixando os desavisados abismados. Mas no abismo da loucura abissal, encontra-se a abjeção. O abjeto faz o próprio abjurar, abluindo a abnegação. Lembra-me isso tudo de uma forma mais metafórica uma abóbada, prestes a ser abocanhada como uma abóbora, simples abolição, que não é abominável. Certo abono, abordar alguma aborígine, cheio de aborrecimento em decorrência de um aborto, der de presente a ela uma abotoadura, ou talvez uma abraçadeira. Um abraço também pode abrandar ou até mesmo abranger, mesmo que em situação de abrasão, mas isso tudo pode ser abrasivo. Fantástica mesmo foi à abreugrafia, que é uma abreviatura de um abrigo, no abril da vida, motivo para se abrilhantar, abrogar ou tornar abrupto o abscesso de uma abscissa. Na abside, bebiam certa dose de absinto e sonhavam com absolutismo, mas nada muito absoluto. Nisso absolveram alguém absorto, com a mente absorvente, prestes a absorver algo.
Vejo um abstêmio, mas se abster, pensa ele, é o melhor remédio para uma abstinência pensada, para a prevenção de uma possível abstração. De um abstrato ocorre um absurdo, de certa abundância abusada, abusivos abutres de a.C.. Acaba-se por acabrunhar uma acácia, de jeito acaciano. Seria como plantar um açacu numa academia.
Acadêmicos tomam açafrão com açaí de uma forma acaipirada, cabelos cor acaju para acalentar e acalmar um acampamento. Não ficam acanhados ao acantoar uma ação acapoeirada. Logo em seguida, uma acareação de um acarajé e deve-se acariciar para evitar-se um ácaro. Acarreta um acasalamento ao acaso, talvez por um oficial acastanhado e acatado, acautelado por ascendência. Para enfrenta-lo só alguém com acefalia. Pode-se aceitar também alguma aceleração.
Acender um aceno, acentuação acentuada tem certa acepção, mesmo que acerada. Um acerbo acerca de acertar um acervo aceso, acessíveis acessórios que emendam um acetábulo. Pode liberar acetato, ou, acetileno acetinado. Acetona? Acha para ter achádego. É preciso achanar. Libertar-se de achaque. Achatar alguém achavascado. Achegar-se num acicate acidental, provocando acidez logo acima, através de acinte. Acionado um acionista acirrado, aclamar – ou até mesmo aclimar – um aclive de aço. Acobertar acocorando-se. Açoda-se! Acogula-se! Um açoite acolá acolchoa de forma acolhedora, e também se acolhe. Acolhimento pode acometer definido acomodo, com acompanhamento aconchegante do acondicionamento a aconselhar, se acontecer tal acontecimento, um acórdão condenará certo acorde de acoreão, porque para acorrentar é preciso primeiro acossar, acostumar com o acotovelamento de algum açougueiro acre.
Acredita-se que acrescentar pode ter acréscimo acrescido, mesmo com acrimônia acrobacia de um acrofóbico, que numa acrópole faz um acróstico. Parece actínia, por isso dá vontade de acuar. Com açúcar enxerga-se um açude, acudir com acuidade de um acúleo uma aculturação acumulada, resultado de uma acupuntura acurada. Acusação acústica da adaga de um adágio, adaptações na adega adejam ademais no adendo. Adensa adentrar adepto adequado, um adereço aderente, a fim de adernar numa adesão adestrada. Por último um adeus adiantado, e não adiado, pois adiante uma adição de um adido adiposo, aditivo por adivinhação adjacente e cheio de adjetivos.

2 comentários: